Visualizar:

▼ Textos
  • Dicas no manejo de curios pardo

    19

    Jan
    19/01/2011 às 15h44

    Dicas Práticas no manejo de pardos

    Um erro comum de quem inicia nos curiós é a mudança constante de lugar, também ja cometi esse erro.Deixe o pardo ter o seu território e inicialmente acostume a puxa-lo , quando estiver firme de notas, sem gritos ou cortando o canto, para um mesmo lugar.Quando sentir que ele está seguro cantando fora do seu "prego", mude o local de puxa-lo.

    Para quem pensa em torneios é interessante que o pássaro durma a noite encapado, e quando for puxa-lo coloque a capa, espere alguns minutos e ai sim coloque-o na estaca, ou em outro prego. Se não cantou em 5 minutos, capa e prego.

    Não brinque com o pardo, converse ou estale dedos, ou etc. O pássaro fica lerdo e manhoso( também ja cometi esse erro) .Quando estiver valente, eventualmente faça isto.

    coloque o cd em volume baixo, e preferivelmente som entre os intervalos.O pássaro acostuma-se com a voz humana, além de ser estimulado pelo barulho.Quando estiver firme de notas, cantando bem, aumente o volume do som para estimular a demanda.

    Uma dica que esquenta muito o pássaro antes de ser puxado é o milho.Condicione-o com milho verde 30 minutos antes de puxa-lo, e quando for faze-lo tire o milho da gaiola.O milho hidrata rápido, e esquenta  o curió, além de melhorar as fezes.

    O amigo Pêcego é certo ao dizer que não se deve gastar as baterias do curió antes da estaca, não importa se cantou bem no carro, no colo ou no café da manhã, o importante é cantar nos 5 minutos.Não abra o curió antes da prova, no máximo mostre o local para o mesmo, a estaca que irá cantar.

    Quando estiver firme dentro de casa, ou nos domínios da mesma, começe os passeios com carro, inicialmente com a gaiola encapada.só de andar de carro já é muito valido, para se acostumar com o barulho, com o som, os mexidos e adquirir resistencia.

    Para quem usa mestre, tente coloca-lo principalmente pela manhã, pouco tempo ao dia. O contrário vale para mestres que não brincam durante o dia, rasgam pouco, e não cantam "mole" durante o dia.

    Tem gente que entope o pássaro com o cd ligado o dia todo. Pura toliçe.

    Acho suficiente o cd ser tocado apenas poucas vezes ao dia, ou para quem usa o timer, uma boa pedida é 10/90 minutos e som durante este intervalo.O cd com muita repetição, tocado o dia inteiro induz o curió a não dar a entrada, e ja começar no quim quim - módulo de repetição.

    O disco sem repetição, tocado constantemente, pode induzir ao "retorno de canto". O Mantenedor deve ter feeling para conheçer e corrigir rapidamente este tipo de falha.Se necessário for, consulte um amigo de confiança, preferivelmente que não esteja disposto a comprar o seu pássaro .

    Não mude o cd que o pássaro ouviu no ninho, resista aos palpiteiros.Repetição é genética, não acredito que um cd faça um pássaro repetir, mas a venda de cds da lucro para as lojas que vendem.

    Se ouviu o prata 30 anos, mantenha-o. Uma boa dica é a gravação, por exemplo de dois curiós diferentes com selo igual, como o ana dias e o olho d´agua, um canta e outro responde.Deve-se altear a entrada do olho d´agua, pois a mesma é mais baixa.

    O cd prata fast encarta mais rápido, mas também perde-se mais fácil, pois tem notas mais curtas, e por ser mais rápido, o pássaro pode pular mais facilmente uma ou outra nota.

    Se o curió falha alguma nota, o ideal é a gravação de um disco personalizado, usando programa específico(soundfourge p.ex) , com a nota alteada em 10 a 20% do volume.

    Alguns acreditam que o curió deve ficar afastado mais que 5 cm da parede para encartar mais fácil...não sei dizer se é verdade...

    Se for comprar um filhote e o no criatório as femeas que estão com filhotes estiverem perto de femeas solteiras(cantam e dão quim tói) ou de galadores... ñão compre seu filhote aí... vai perder tempo eou dinheiro.Pode dar até certo, mas prevalecerá a sorte...

    Curiós juntos... se estiverem cantando certo, em comodos separados é possível sim.conheço muitos criadores, com vários troféus, que deixam o pau quebrar. Uso desta política.Se algums está se saindo mal, pulando nota, aí sim, vai para capa/caixa ou para o chão.geralmente todos confluem para uma mesma voz e andamento, dai a importancia do mestre/dominante.

    Longe de ser o dono da verdade, dissertando apenas de opinião própria, respeitando as opiniões contrárias, e tentando contribuir, estes são alguns truques que usamos.

    Lembre-se sempre: O curió é um atleta, tem que dormir cedo e acordar cedo.

    Isto são dicas pessoais, e não regras, sendo que respeitamos opiniões contrárias, sempre com o intuito de contribuir

     

     

    Digite os números da imagem ao lado:

    Comentar
    • Imagem Usuário

      jeanilson jansen:

      04/05/2011 às 20h57
      meu curio esta perdendo a aptite de cantar, principalmente na presença de outro o que devo fazer???

Home |  Blog Grátis |  Hospedagem HTML Grátis |  Quem somos |  Parceria |  Anuncie |  Ajuda
Trabalhe no XPG |  Política de Privacidade |  Política de Segurança |  Denúncia © 2004-2014 XPG | Siga esta corrente